compartilhar

Compartilhar

O que pode causar alergia em cães e gatos?

Há -3:00 - 1/01/2021 Gatos

compartilhar

Compartilhar

Como definir a alergia?

Se trata de uma reação exacerbada do organismo a alguma substância, chamada de alérgeno. Nesse sentido, é interessante destacar que cada indivíduo reage de uma maneira a diferentes substâncias. 

Vai depender da maneira como o sistema imunológico de cada um interpreta a presença de determinada substância. Caso seja reconhecida como um invasor, o pet poderá apresentar uma reação alérgica.

Sintomas de alergias

A pele é o maior indicador de que ele está sofrendo com uma alergia. Além das coceiras e lambeduras o pet pode apresentar hiperpigmentação da pele, infecções secundarias, áreas sem pelo e otites recorrentes.

Uma vez confirmada a alergia na pele do pet, o tratamento envolve o uso de antipulgas, medicamentos e tratamento das infecções secundárias. Assim como a limpeza total do ambiente para evitar novas infestações. 

Descartado a alergia a dermatite alérgica a picadas de pulgas (DAPP), o animal ainda apresenta a dermatite recorrente o clínico poderá suspeitar de alergia alimentar.

 

Alergia alimentar

Outra situação muito frequente é a reação alérgica a um dos componentes da ração. Nesse sentido, alguns dos principais alérgenos alimentares são as proteínas de origem animal, como a carne de boi ou de frango. 

Confirmado o diagnóstico de alergia alimentar, o tratamento depende principalmente de uma mudança na dieta do pet. Atualmente, existem rações clínicas, hipoalergênicas feitas com proteínas hidrolisadas de soja ou de cordeiro, ambas conhecidas por gerarem menos reações alérgicas.  

Por que é tão difícil determinar a alergia?

Determinar a causa de uma reação alérgica é difícil, e o médico-veterinário terá que realizar um processo de eliminação para descobrir qual delas está causando os sintomas.

Muitas vezes, mesmo com o uso de ectoparasiticidas e alimentação hipoalergênica o pet pode apresentar quadro crônico de dermatite. Baseado nesse histórico o veterinário chegará ao diagnóstico de atopia. Os proncipais alérgicos anvolvidos na atopia são: ácaro sde poeira, pólens, esporos de fungos, boloroa e antígenos epidermais.

O tratamento envolverá o uso preventivo de antipulgas, alimentação natural ou hipoalergênica, imuno terapia, controle ambientral de ácaros, pólens e banhos frequentes com produtos hipoalergênicos.

 

Proteção duradoura

Seresto® mata pulgas e carrapatos em cães e gatos através do simples contato com a pele do seu animal de estimação. A coleira Seresto® oferece proteção duradoura também contra doenças, como a Leishmaniose por até 8 meses.

Ao contrário de outros produtos, que só funcionam após o seu gato ou cachorro ser picado pela pulga, Seresto® consegue combater esses parasitas antes que eles tenham a chance de picar seu pet. Essa coleira inovadora funciona liberando seus ingredientes ativos em doses controladas e baixas na pele e no pelo do pet. Isso garante uma eficácia duradoura e elimina a necessidade de tratamentos mais frequentes.

 

 

 

Comentarios (0)
Ordernar por
pesquisar
Ícone Outras histórias
Ícone Mais Lidas
Carrinho (0 itens)
Imagem de Progresso