Compartilhar
3 dicas para montar seu aquário tropical de água doce
Por Agência Priory há 0:00 - 24/08/2023
Compartilhar
Está com vontade de levar a beleza de um aquário para casa? Então, vem com o HiperZoo acompanhar as dicas essenciais para montar o seu aquário tropical de água doce.
Ao decidir ter pets subaquáticos, você acaba de dar o primeiro passo rumo ao apaixonante mundo do aquarismo.
E você não está sozinha(o)! A comunidade do aquarismo vem crescendo, provando que os pets aquáticos estão ganhando cada vez mais tutores encantados com o dia a dia da manutenção e do desenvolvimento de ecossistemas saudáveis e lindos em casa.
É isso mesmo que você leu: um aquário é mais do que a casa dos seus peixes, ele é um sistema complexo e harmônico que precisa de cuidados específicos.
Para ajudar você nessa missão, conversamos com Juliano Silva, especialista da Acqua Botânica, empresa parceira do HiperZoo que auxilia nossos clientes na compra dos animais e nas orientações técnicas para manutenção de aquários saudáveis e cheios de vida.
Vem com a gente mergulhar de cabeça nessas 3 dicas para montar seu aquário tropical de água doce.
Dica 1: É mais que aquário, é seu ecossistema particular
O aquário tropical de água doce é uma excelente opção para quem quer começar no aquarismo.
Mas, antes de você escolher os peixes que serão seus novos pets, precisamos refletir sobre qual o espaço disponível para o aquário você tem em casa. Por isso, é tão importante contar com um atendimento consultivo como o do HiperZoo.
“Precisamos evitar escolhas inadequadas de peixes para aquários que não são compatíveis com o ciclo de vida do animal. O tutor, às vezes, pode escolher um peixe que não dá certo naquela configuração de aquário escolhida”, explica o especialista.
Por isso, a relação espécie e espaço disponível para o aquário é fundamental para o sucesso do seu aquário tropical de água doce. “Nós vamos instruir qual espécie de animal o tutor pode ter, em cima do espaço que ele tem para o aquário”, conta Juliano.
Baseado no espaço disponível, vamos fazer uma avaliação do tamanho do aquário, tipo de cascalho e a espécie de peixe ideal.
“Em um aquário tropical de 20 a 25 litros, eu colocaria, por exemplo, o lebiste. Para um tutor iniciante, talvez um macho e umas três fêmeas. São peixes que reproduzem, então o tutor vai poder acompanhar a procriação em um período de 3 a 4 meses”, explica.
Lebiste ou Guppy (Poecilia reticulata), excelente opção para quem quer um aquário tropical de água doce
“Temos também molinésias, platys, espadas. A espécie e quantidade de peixes deve ser pensada em harmonia com o sistema que você irá montar: quantidade de água, a potência do filtro”, orienta o especialista.
Nessa hora, todas as escolhas são feitas pensando na saúde e no bem-estar dos peixes. “No aquário tropical, o substrato é responsável por manter o equilíbrio saudável do sistema. Um substrato inadequado pode prejudicar toda a harmonia do aquário”, explica.
Pode ser que você se apaixone, por exemplo, por um substrato ou cascalho que te agrada visualmente, mas que, na prática, libera muito mais cálcio do que o necessário para aquela espécie de peixe. Ou seja, você não terá um sistema saudável.
Para criar harmonia, tudo precisa estar compatível com as necessidades do ecossistema que você deseja criar.
Vamos nos aprofundar nisso? Agora, fique de olho na segunda dica!
Dica 2: Tudo o que você precisa para montar um aquário tropical de água doce
Já salva esta lista para você estar por dentro de tudo o que não pode faltar em um aquário de água doce:
Filtro de boa qualidade e com eficiência adequada à litragem: se você quer ter um aquário de 20 litros de água, por exemplo, o filtro tem que ter potência mínima de 200 litros por hora. O papel dele é absorver a matéria orgânica acumulada no sistema;
Termostato compatível de 50V: responsável por regular a temperatura da água para manter em um nível estável e não comprometer a imunidade dos seus peixes;
Condicionadores anticloro para equilíbrio do pH: cada sistema vai demandar uma neutralidade, acidez ou alcalinidade da água, por isso o condicionador vai ajudar a neutralizar o cloro do seu aquário tropical, diminuir a presença de metais pesados e afins;
Acelerador Biológico: um composto orgânico de bactérias e microorganismos que aceleram a familiarização dos seus novos pets ao aquário;
Aglutinador: controla o odor do sistema e unifica partículas orgânicas para facilitar a filtragem;
O substrato: o substrato é o item que você usa para forrar a base do seu aquário, onde as plantas e demais enfeites ficam fixados. É preciso atentar-se para a liberação de cálcio e magnésio do substrato.
Esses são os itens essenciais, mas o mundo do aquarismo é muito rico e você pode personalizar e criar um aquário com muitas variações de estilo e de tecnologia.
Pensando nisso, é claro que o HiperZoo ia trazer algumas orientações bônus dentro da Dica 2:
Iluminação Artificial: é uma escolha estética, que ajuda a coloração dos peixes a ficar mais bonita, valorizando bastante a beleza do seu aquário tropical de água doce;
Plantas naturais: elas podem deixar seu aquário mais bonito e com mais movimento. Se você escolher plantas com metabolismo mais lento, o substrato não precisa ser fértil. Nesses casos, no entanto, serão necessárias dosagens de suplementação líquida para suprir as necessidades da planta, juntamente, claro, com uma boa iluminação. Mas é possível, sim, manter um sistema saudável para plantas e peixes viverem em harmonia.
São muitos detalhes, mas o HiperZoo está aqui para te ajudar a compreender o que cada item e produto faz pelo seu aquário tropical.
Dia 3: Reserve um tempo de qualidade para ter com o seu aquário
Hoje, com a tecnologia e com os produtos disponíveis, manter um aquário tropical de água doce é uma ótima opção para quem tem pouco tempo e ainda assim quer ter um pet especial em casa.
“Se você montar um aquário bem equipado, você terá menos manutenção diária que um cachorro, passarinho ou gato. É possível montar sistemas que necessitam de manutenção apenas uma vez por semana, mas com foco na preservação dos equipamentos, mantendo-os sempre no máximo desempenho”, explica o especialista.
Juliano recomenda, no entanto, que o tutor que quer começar no aquarismo dedique, no mínimo, 20 minutos ao dia apreciando e alimentando os peixes. “É algo terapêutico, ajuda no desligamento dos seus problemas, mergulhando em um universo completamente diferente”, explica.
Essa dica é especialmente direcionada àqueles que acreditam que os peixes são pets muito distantes dos seus tutores.
“Todo animal que precisa de outro ser para se alimentar ou ter bem-estar começa a criar vínculos. Após dedicar bastante tempo de qualidade ao seu aquário, seus peixes também vão identificar o tutor, responder à sua maneira e mostrar gratidão pelo cuidado.”
Cada aquário é um ecossistema único. O sucesso do seu aquário tropical de água doce vai depender de vários fatores e a sua dedicação e atenção é um deles.
Agora que você já conhece as dicas essenciais para começar a planejar o seu aquário, que tal uma visita ao HiperZoo mais próximo para nossos atendentes ajudarem você a levar seus pets peixes para casa?
📍 HiperZoo Parolin - R. Des. Westphalen, 3448.
📞 Telefone: 3051-7777
📍 HiperZoo Shopping Curitiba - R. Brigadeiro Franco, 2300 - piso L1.
📞 Telefone: 3051-7780
📍 HiperZoo Bacacheri - Av. Prefeito Erasto Gaertner, 57.
📞 Telefone: 3051-7783
📍 HiperZoo Portão - R. Dr. João Tobias Pinto Rebelo, 380.
📞 Telefone: 3051-7788
📍 HiperZoo Mercês - Av. Manoel Ribas, 1537.
📞 Telefone: 3051-7790
📍 Nova Loja: HiperZoo Jardim Botânico - Rua Brasílio Itiberê, 509
📞 Telefone: 41 99948-0414
Quer um atendimento ágil? Fale com a gente pelo WhatsApp: (41) 98784-8006.

